Mensagem MG
Nasceu em Lisboa em Junho de 1971. Filho de campeão e conceituado piloto M. Gião (ex. Campeão Nacional de ralis e velocidade), o junior da familia Gião cedo deu os seus primeiros passos no desporto motorizado.
Com a ajuda do seu pai, o pequeno «Manel» começou, muito antes de puderem aceitar a sua inscri¢ao em provas oficiais, a rodar com karts especialmente adaptados à sua idade. Com apenas 10 anos, Gião era ja uma referência no panorama nacional e todos previam que a sua entrada em competicão seria um verdadeiro sucesso, como se veio a verificar.
O inicio em competição deu-se em 1983, com a criação de uma nova categoria em Portugal - Categoria Júnior, que possibilitou a Manuel Gião e muitos outros jovens da época, realizar o sonho de competir com apenas 12 anos.
Gião não poderia ter iniciado de melhor forma a sua carreira desportiva, alcançando dois titulos Juniores nas duas primeiras participações e arrancando para uma carreira notável no Karting nacional.
Por 4 ocasiões alcançou o titulo de Campeao Nacional, vencendo ainda uma vez a Taça de Portugal.
Em 1989 faria a sua estreia nos automóveis, sendo a Fórmula Ford a categoria escolhida. Gião venceu na sua prova de estreia e veio a conquistar muitos outros lugares de relevo ao longo das trés épocas que correu nestes monolugares culminando como titulo de Campeão Nacional em 1991.
Em 1992, e depois de se ter sagrado Campeão Nacional de Fórmula Ford com cinco vitórias em oito provas, rumou para uma carreira internacional, a par dos seus adversários de sempre: Castro Santos, Lamy e Couceiro.
O Campeonato Europeu de Fórmula Opel seria a sua «casa» em 1992, 1993 e 1995, tendo sido um dos pilotos nacionais que melhores resultados trouxe para o nosso pais.
São disso bom exemplo o titulo de Vice-Campeão Europeu em 1995, ou a vitória na Taça das Nações nesse mesmo ano.
A sua persistência em tentar alcançar o degrau máximo «Fórmula 1" levou-o por caminhos tão distintos como a Super Fórmula, a World Series ou a Fórmula 3000 Italiana. Gião seria campeão na Super Fórmula e um dos pilotos da frente na F.3000 Italiana, mas seria na World Series que alcançaria a sua mais forte prestação internacional ao sagrar-se Vice-Campeão e disputando até à ultima prova o titulo máximo como Campeão Mundial de Formula 1 Fernado Alonso.
Manuel Gião mudou-se para as competições GT em 2004 com a participação nas 24h de Daytona e em 2005 e 2006 sagrou-se Vice-Campeão Espanhol na categoria GT. Em 2007, ano em que comemorou 25 anos de carreira, junta-se a Pedro Couceiro para disputar uma vez mais o Campeonato de Espanha de GT, tendo a dupla alcançado o Título de Campeões.
Em 2008, Gião estreou-se no International GT Open com Pedro Couceiro, disputando a liderança até à ultima prova. A dupla alcançou a terceira posição e foi galardoada com o Troféu capacete de Ouro pela revista Auto Hoje, como os melhores pilotos a competir no estrangeiro.
Em 2011, Manuel Gião aceita o desafio da Porsche Espanha para disputar o Campeonato de Espanha de GT e não poderia ter corrido de melhor forma, tendo alcancado mais um titulo para a sua carreira. Nesse mesmo ano o piloto somou mais 6 vitórias durante a temporada, tornando-se o piloto mais vitorioso de sempre neste campeonato com 26 vitórias.
Em 2014, Manuel Gião aceitou o desafio lançado pela SEAT SPORT INTERNACIONAL para defender as cores nacionais neste novo troféu internacional que culminou com o lançamento a nivel mundial do novissimo SEAT Leon Cupra de 330cv, sendo um dos grandes protagonistas do campeonato, alcançando o titulo de Vice-Campeão.
Em 2016 foi Vice-Campeão do TCR Portugal e em 2019 obtém o mesmo resultado no troféu Kia Picanto.
Com as 2 gerações de pilotos, os «Giões» são a familia com maior longevidade e das mais bem sucedidas no automobilismo.